segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Alexandria.....

Dando uma passada pela Internet sobre a Cultura Grega (do qual faço um comentario no texto anterior), uma coisa que me chamo a atenção foi a famosa Biblioteca de Alexandria...comenta-se que ela possuia em seu acervo algo em torno de 400 mil rolos de papiros, alguns acreditam que esta quantidade chego na casa de 1 milhão e que foi destruída em um acidente acidental....daí fui olhar quem seriam seus guardiões (no caso os bibliotecários) desta que foi o mais importante espaço publico de preservação e divulgação da cultura nacional...

Mas voltando a seus guardiões, um nome que me chamo a atenção, foi de Hipacia de Alexandria, tido por muitos como a filósofa (isso mesmo, uma mulher) mais importantes de sua época. Hipacia foi violetamente assassinada por cristões enfurecidos, sobre o pretexto de combate a heresias....Hipacia era neoplatônica e defensora intransigente da liberdade de pensamento, o que a tornava má vista por aqueles que pretendiam encarcerar o pensamento nas celas da ortodoxia religiosa.

Mas voltando a Biblioteca de Alexandria...abaixo alguns nomes dos mais distintos de Alexandria Antiga.

Euclides: matemático, quarto século a.C. O pai da geometria e o pioneiro no estudo da óptica. Sua obra Os Elementos foi usada como padrão da geometria até o século XIX.

Aristarco de Samos: astrônomo, terceiro século a.C. O primeiro a presumir que os planetas giram em torno do Sol. Usou a trigonometria na tentativa de calcular a distância do Sol e da Lua, e o tamanho deles.

Arquimedes: matemático e inventor, terceiro século a.C. Realizou diversas descobertas e fez os primeiros esforços científicos para determinar o valor do pi (π).

Calímaco(c. 305-c. 240 a.C.): poeta e bibliotecário grego, compilou o primeiro catálogo da Biblioteca de Alexandria, um marco na história do controle bibliográfico, o que possibilitou a criação da relação oficial (cânon) da literatura grega clássica. Seu catálogo ocupava 120 rolos de pariro.

Eratóstenes : polímata (conhecedor de muitas ciências) e um dos primeiros bibliotecários de Alexandria, terceiro século a.C. Calculou a circunferência da Terra com razoável exatidão.

Galeno: médico, segundo século d.C. Seus 15 livros sobre a ciência da medicina tornaram-se padrão por mais de 12 séculos.

Herófilo: médico, considerado o fundador do método científico, o primeiro a sugerir que a inteligência e as emoções faziam parte do cérebro e não do coração.

Hipátia: astrônoma, matemática e filósofa, terceiro século d.C. Uma das maiores matemáticas, diretora da Biblioteca de Alexandria; por ser pagã, foi assassinada, sofrendo linchamento, a mando de São Cirilo.

Ptolomeu: astrônomo, segundo século d.C. Os escritos geográficos e astronômicos eram aceitos como padrão.

Nenhum comentário: