sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Bem-vindo à cidade do pecado

Coluna de  XICO SÁ, hoje na Folha de São Paulo

Amigo torcedor, amigo secador, como não adianta mesmo aconselhá-lo a deixar o futebol e só gozar a vida, como já fiz em outras ocasiões e cartas abertas, que seja bem-vindo a São Paulo, caríssimo Fenômeno. Não há praça melhor para se dar a volta por cima, esse teu louvável vício permanente, cristão-maoísta que és. Aliás, por falar em triunfos, basta que perguntes na esquina, a qualquer corintiano, que ele te dirá o caminho das pedras.

Não verás nação como esta, amigo Ronaldo, o que, como me sopra aqui o Vicente Matheus, o eterno presidente, ""é uma faca de dois legumes": um dia te põe no céu, em outro dia te leva ao inferno, sem escala, afinal, a vida não tem purgatório, como na Divina Comédia, a vida é como a velha linha de ônibus Penha/Lapa.

Sim, Matheus, a sirene voltou a tocar no Parque São Jorge para anunciar a chegada do craque, teu time é notícia em ""Oropa, França e Bahia", mais notícia em primeira página do que se ganhasse uma daquelas copinhas promovidas pela Toyota, uma contratação digna da tua mais intuitiva veia marqueteira, palmas! Faz tempo que o amigo Jardim me cantou essa bola, mais de ano, aqui em um cortiço da Bela Vista, dizendo que sonhou com o 9 do século estraçalhando a zaga do Mirassol em um vindouro Paulista, justo o Paulistinha-09, por coincidência capaz de consagrar qualquer numerólogo. Amigo Ronaldo, não vou perder tempo ensinando missa a vigário, mas uma coisa que sempre soubeste conciliar foi a tal da volta por cima sem abrir mão dos prazeres da carne. Humaníssimo Fenômeno.

Portanto, amigo, não creias nessa lenga-lenga de que o Rio é mais pecaminoso que a capital paulistana.

Até o Luis Paulo Rosenberg, vice de marketing do Corinthians, que recebe o espírito de Vicente Matheus e consegue traduzi-lo para a modernidade, essa é a sua lâmpada genial, disse uma coisa meio esquisita para o blog do Juca: ""Ele quer a Copa de 2010. Se quisesse só dinheiro, iria para o Manchester City ou para o mundo árabe. Se quisesse só gozar a vida, ficaria no Flamengo, com as maravilhas do Rio. Mas está disposto a abrir mão de grana e de mostrar que quer voltar para valer".

O Rosenberg, que não é nada besta, sabe é tanto que começa a fazer o milagre óbvio de transformar loucura de pobre (""aqui temos um bando de loucos...") em dinheiro de rico, que a cidade do pecado no Brasil, a verdadeira Sin City, é esta na qual vivemos, aqui as coisas são mais bem-feitas às escondidas, aqui até o Fenômeno tem o benefício da dúvida, ""sim, amigo, era um sósia, por supuesto", San Pablo tem as moças encobertas e mais lindas do planeta, afinal de contas o desejo à vera não é um corpo nu, a lei do desejo é sempre a caixinha de Pandoras e surpresas a serem desvendadas a cada mil e uma noites, não só no Posto 9, haja coincidência numerológica de novo.

Enfim, que Deus te proteja, menino Ronaldo, mas recomendo que esqueças qualquer Paris, qualquer Amsterdã, qualquer Barcelona, qualquer Milão, qualquer Rio... Aqui o bicho pega, aqui, por mais que tentem carimbar como cidade careta, não cola. Foi aqui, em San Pablo, repito, que Dionísio, apesar de todas as proibições do alcaide, resolveu, contra ventos e apagões de uma idéia feliz de cidade, sentar morada.

Nenhum comentário: